A primeira edição do Prêmio Porto Maravilha Cultural contemplou 34 projetos com atividades na Região Portuária. Ao todo foram R$ 3,8 milhões distribuídos a ideias de pessoas Física e Jurídica. Cursos, shows, oficinas, festas, publicações e documentários compõem a lista de atividades que movimentam a área. Muitos dos projetos são contínuos e permanecem movimentando a cena cultural da região.
Em Torno da Fábrica
A antiga fábrica de chocolates Bhering abriga ateliês, estúdios e oficinas de profissionais da área criativa. Artistas e criadores organizam eventos com mostras coletivas, performances musicais e parcerias culturais. Em 2012, locatários de espaços da antiga fábrica criaram a Associação Civil Criativa Orestes 28. Hoje o grupo reúne mais de 88 associados.
O projeto vencedor do Prêmio Porto Maravilha Cultural ofereceu oficinas de arte gratuitas em quatro sábados de 2014. O evento "Em torno da Fábrica Aberta" organizou exposições de arte e intervenções produzidas durante o mês de aulas.
Fábrica da Bhering OFICINAS GRATUITAS
Rua Oestes, 28, Santo Cristo www.emtornodafabrica.com.br 17, 24 e 31 maio e 7 junho de 2014 Das 14h às 18h 90 vagas
EXPOSIÇÃO FINAL Fábrica da Bhering 7 junho - Das 18h às 20h
Docas Dom Pedro II - Um patrimônio da Região Portuária a revelar
Programação de filmes, teatro e debates apresenta a história de André Rebouças, engenheiro e abolicionista que construiu o primeiro armazém do cais. Mostra foi premiada pelo Porto Maravilha Cultural. Engenheiro negro, André Rebouças construiu em 1871 o armazém Docas Pedro II, atual Galpão da Ação da Cidadania na Avenida Barão de Tefé. Abolicionista, proibiu o uso de mão de obra escrava na construção do armazém quase 20 anos antes da abolição da escravatura. Participou da Confederação Abolicionista e criou a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão ao lado de Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e outros.
Produtor: Associação Comitê da Ação da Cidadania
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
26 DE SETEMBRO DE 2014 - SEXTA FEIRA
20h - Concerto da Cidadania - Orquestra Sinfônica Brasileira e Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral
Programa:
Ernani Aguiar - Quatro Momentos nº 3
Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras nº 4/Prelúdio
Padre José Maurício Nunes Garcia - Missa em mi bemol maior
Solistas: Tenor Jacques Rocha, Barítono Fabrízio Claussen, Soprano Juliana Franco e Mezzo soprano Lara Cavalcanti.
Regência e direção musical: Jesus Figueiredo
Decoração cênica: Cesar Batista
Apresentação e direção artística: Fernando Bicudo
01 DE OUTUBRO DE 2014 - QUARTA FEIRA
18h - Abertura da exposição sobre o prédio das Docas Dom Pedro II
19h - Palestra de Nei Lopes: Os negros da Saúde, religião e samba
19h45 - O Cheiro de Feijoada, texto de Thomas Back com a atriz Iléa Ferraz
02 DE OUTUBRO DE 2014 - QUINTA FEIRA
18h30 - Visitação à exposição
19h - Palestra de Carlos Eugênio Líbano Soares: Do Cais do Valongo às Docas Dom Pedro II
19h45 - Exibição do documentário Cais do Valongo Sangra da Terra, de Wavá de Carvalho
21h - Apresentação musical de chorinho e roda de samba com o grupo AMC
03 DE OUTUBRO DE 2014 - SEXTA FEIRA
18h30 - Visitação à exposição
19h - Palestra de Edmilson Martins Rodrigues : Reformas Urbanas no Rio de Janeiro e a Zona Portuária
19h30 - Palestra de José Miguel Trindade: André Rebouças, uma pesquisa teatral
20h - Exibição do documentário: Um filme de dança, de Carmen Luz
21h - Apresentação da Companhia Aérea de Dan
Histórias Afro-Brasileiras, Cenas Itinerantes
Série de apresentações teatrais a céu aberto contemplada pelo Prêmio Porto Maravilha Cultural apresentou a relação espaço e tempo durante as transformações históricas da Região Portuária. As cenas ocuparam pontos do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana com cenas teatrais e música ao vivo. As cenas itinerantes dialogam com o público de maneira lúdica e o envolve na representação simbólica da identidade do Porto.
Datas das apresentações:7 e 28 maio de 2014 30 de agosto de 2014 27 de setembro de 2014 25 de outubro de 2014
Cabaré do Porto
O objetivo do Cabaré do Porto ocupa praças e áreas de lazer da Região Portuária e dá oportunidade aos moradores da Região Portuária de aprender técnicas artísticas do clown (escola de interpretação teatral). O palco é cenário da troca entre artistas profissionais e amadores.
Música, dança, circo e stand-up compõem evento premiado pelo Porto Maravilha Cultural. Moradores da Região Portuária participam de workshops para aprender técnicas de construção do número artístico e da montagem dos espetáculos.
Produtores: Tania Regina Gollnick e Oyama Achcar
Mystérios e Novidades do Porto
A Cia. Mystérios e Novidades, com patrocínio do Prêmio Porto Maravilha Cultural, ministrou série de oficinas gratuitas do programa Gigantes pela Própria Natureza. As aulas são de teatro de rua, dança nas alturas (perna de pau), educação do corpo, educação da voz, percepção musical, percussão e preparação do ator. Os cursos com duração de 4 meses são complementados com os espetáculos Gigantes Pela Própria Natureza, Auto da Saúde e Chegança do Almirante Negro na Pequena África.
Para a companhia, os espetáculos são atividades democráticas e criam oportunidade de acesso aos bens culturais. As apresentações animam praças e espaços públicos da Região Portuária.
Produtor: Grande Cia Brasileira de Mysterios e Novidades Rua Pedro Ernesto 21www.ciademysterios.com
Apresentações 2014
Dia 25 de julho - Apresentação do espetáculo Gigantes Pela Própria Natureza (Praça da Harmonia) - 19h Dia 16 de agosto - Procissão Auto da Saúde (Praça da Harmonia) - 18h Dia 22 de novembro - Espetáculo Chegança do Almirante Negro na Pequena África (Praça da Harmonia) - 19h
Oficinas Integradas para moradores da Região Portuária
Programa Gigantes Pela Própria Natureza da Cia de Mystérios e Novidades Teatro de Rua, Dança nas Alturas, Educação do Corpo, Educação da Voz, Preparação do Ator/Atriz, Percepção Musical e Percussão Inscrições: de 4 a 9 de agosto na Sede da Cia de Mystérios (Rua Pedro Ernesto, casa 21, Gamboa) Início das oficinas: 9 de agosto (todas as terças e quintas-feiras, das 17h as 20h, e sábados, das 10h às 13h) Mais informações: producaociademysterios@gmail.com ou 98880-2256
Porto da Pequena África - documentário
Média-metragem documental sobre a Pequena África ouve moradores da Região Portuária para levantar memórias e narrativas sobre samba, futebol, movimentos sociais e portuários.
Com apoio do Prêmio Porto Maravilha Cultural, o filme conta a história investindo em intervenções cenográficas no casario da época. Moradores e profissionais da região participam como entrevistados, pesquisadores, colaboradores, prestadores de serviço e consultores.
Produtor: Associação Armazém Cultural das Artes e Técnicos em Espetáculos e Diversões
Acesse o blog
(Fotos da entrevista com Rosiette e Aline, moradoras do morro da Providência)
Porto EnCantos - uma história em cada canto
A Região Portuária ocupa posição singular na história da música popular brasileira. Inspiração de grandes canções, a área acolhe musicalidade calcada no samba, choro e marchas que expressam sua diversidade. Apesar da importância dessas composições, elas são pouco difundidas.
Com o uso de novas tecnologias, o projeto Porto EnCantos, vencedor do Prêmio Porto Maravilha Cultural, sintetiza acervo com músicas populares cariocas, especialmente o samba e o choro nascidos nessa região.
O material pode ser acessado por QR codes distribuídos pela Região Portuária, de acordo com o local de inspiração da composição. A tecnologia permite divulgar a produção musical sem interferir na paisagem.
Vale a pena visitar o site e ouvir um pouco de cada história presente em cada música.
www.PortoEncantos.com.br
Produtor: Diego Alex de Freitas Terra
Documentário A Pequena África - Portal Cultural Afrocarioca
A Pequena África representa a forte presença africana na antiga Zona Portuária. Recuperar a história que marcou a existência da Pequena África valoriza a contribuição dos povos africanos na formação cultural e religiosa do Brasil. Diversas personalidades marcaram a história dessa região: Tia Ciata, Donga, Heitor dos Prazeres, André Rebouças, Francisco de Paula Brito e Lima Barreto.
O documentário, apoiado pelo Prêmio Porto Maravilha Cultural, retrata a história da área e atualiza as transformações em curso. O filme dialoga e complementa as publicações do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, o caderno “Pequena África: Um Portal do Atlântico” e a revista em quadrinhos “A Pequena África”.
Produtor: Centro de Articulação de Populações Marginalizadas
À Moda do Porto - Festa de Gastronomia, Cultura e Conhecimento
Você sabe como era a comida servida no Rio de Janeiro nos séculos anteriores? O projeto resgataou os tipos de alimentos consumidos no Porto nos séculos XIX e XX para proporcionar viagem gastronômica por histórias e sabores. Produzido pelo Polo Região Portuária com apoio do Prêmio Porto Maravilha Cultural, evento de gastronomia, cultura e conhecimento apresentou pratos e drinques temáticos nos restaurantes, cafés, bares e bistrôs associados.
A festa pretende reuniu mais de 20 empreendimentos ligados à gastronomia, em diferentes modalidades, e contribuiu com a capacitação dos envolvidos no segmento. Atividades incluíram oficinas dos “pratos dos séculos anteriores”, sinalização do circuito, bate-papos, exposição e roteiros guiados por pontos turísticos e por estabelecimentos tradicionais do Porto.
Produtor: Polo Região Portuária