Porto Maravilha recebe mural em homenagem a Hilário Jovino

Social, Cultural | 28/04/2022

A Região Portuária vai receber o gingado de Hilário Jovino em forma de mural. O Ateliê Cosmonauta Mosaicos, da dupla de artistas John Souza e Natalia Reyes prepara uma homenagem ao fundador do Reis de Ouro, tido como o primeiro rancho carnavalesco — um tipo de bloco — do Rio. O mosaico de cinco metros e será instalado no Beco João Inácio, local onde o sambista viveu. Conhecido como primeiro mestre-sala, Hilário é considerado uma das grandes figuras do carnaval e da cultura popular carioca.



O muro onde será instalado o mosaico é de propriedade da Escola Padre Dr. Francisco da Motta e do Colégio Sonja Kill, uma das mais antigas instituições de ensino da cidade. A produção do mosaico acontece entre os meses de abril e junho, e a instalação do mural em agosto. Durante o período de produção, o ateliê oferecerá oficinas de mosaico gratuitas para que as pessoas possam participar ativamente do projeto.

Nos meses de abril e maio as oficinas ocorrerão no Ateliê Cosmonauta Mosaicos no Morro da Conceição; no mês de junho no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica na Praça Tiradentes; e no mês de julho no Centro de Artes Calouste Gulbenkian na Praça Onze. As oficinas serão ministradas em dois horários, das 10h às 12h e das 15:30h às 17:30h.