Temporada de Cruzeiros é retomada

| 06/12/2021

Com a liberação da retomada dos cruzeiros marítimos, a temporada 2021/2022 começou oficialmente no dia 4 de dezembro com a chegada do navio MSC Preziosa. A previsão é que 22 navios atraquem no Pier Mauá e a expectativa é que 165 mil passageiros passem pelo Porto Maravilha. A temporada, que havia sido suspensa por conta do coronavírus, deverá movimentar a região até maio de 2022 com o navio Navigator of the Seas. 

 Segundo a Associação Internacional de Cruzeiros (CLIA – Cruise Lines International Association), em 2019, os cruzeiros foram responsáveis por um impacto de R$ 2,08 bilhões na economia brasileira, além da geração de cerca de 32 mil postos de trabalho diretos e indiretos.  Para essa temporada são esperadas 57 atracações e 22 navios, sendo 18 internacionais e quatro nacionais. Se tudo correr bem, o turismo marítimo deve injetar US$ 50 milhões na capital fluminense.


 Neste cenário, pelo menos na retomada, os cruzeiros serão diferentes do que costumavam ser. Os cuidados, como apresentação de teste de COVID-19 no embarque, higienização das embarcações e das instalações são algumas das medidas adotadas.

 Gustavo Guerrante, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), comenta:“ a volta dos cruzeiros marítimos é um sinal positivo pra região. O Porto Maravilha é uma parte da cidade, que junto com a revitalização, se tornou um ponto turístico imperdível pra quem visita. Com alguns passos você tem acesso a museus, atrações culturais e muita comida boa”.

Texto: Pedro Dias | Fotos: reprodução

Tags: