Pira olímpica reacende em homenagem às olimpíadas de Tóquio

| 23/07/2021

A Prefeitura do Rio reacendeu a Pira Olímpica Rio 2016, localizada em frente a igreja da Candelária, no Centro, na noite desta quinta-feira, 22/07. A pira foi acesa por Letícia Barreto, de 13 anos e Alexandre Custódio Junior, 12, que são alunos do projeto “vilas olímpicas” da Secretaria Municipal de Esportes (SMEL). Em homenagem ao povo japonês, a Pira do Povo, como foi carinhosamente apelidada, ficará acesa durante todo o período das Olimpíadas de Tóquio, que iniciam hoje, 23 e vão até o dia 8 de agosto.


A cerimônia teve início com a entrega da tocha carregada pelo prefeito Eduardo Paes e o cônsul do Japão, Ken Hashiba, para as duas crianças. A poucas horas do início dos jogos, Paes desejou sorte ao povo japonês. “Quero desejar todo o sucesso para Tóquio. Os Jogos Olímpicos mobilizam. O público não vai poder estar presente, por conta da pandemia, mas eu queria dizer para o povo japonês que a torcida dos cariocas está com vocês", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Segundo as crianças que acompanharam o acendimento de perto, a sensação foi inesquecível.
“É uma emoção muito grande. Me deu uma tremedeira na hora, comecei a chorar. Um dia quero disputar uma olimpíada". disse Letícia, que faz ginástica há três anos no GREIP da Penha.


O monumento, assim como o seu entorno, passou por reparos e será devolvido aos cariocas. A pira olímpica do Rio encantou o mundo em 2016, mas, como foi visto na cerimônia de ontem, merece mais, merece ser lembrada.
Texto: Pedro Dias | Fotos: Bruno Bartholini

Tags: