Festival Gamboa de Portos Abertos tem programação cultural online em sua quinta edição

| 09/07/2021

Homenagem ao premiado arquiteto Demetre Anastassakis e atrações com música, teatro, dança, roda de conversa e memória

A quinta edição do Festival Gamboa de Portos Abertos começa no próximo dia 11, domingo, em mais uma versão on-line. Segue por oito dias até 18 de julho com programação cultural apresentada pelas Casas integrantes do projeto na Gamboa, Região Portuária do Rio de Janeiro.
O Festival de Arte apresenta o tema “Arquitetura de Todos Nós: uma homenagem ao premiado arquiteto Demetre Anastassakis”, (1948/2019), ilustre morador do bairro. A abertura será  no dia 11/7, domingo, às 11h, com o "Experimento Habitar Corpo", conduzido pela preparadora corporal Marilia Felippe, da Grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades, que tem direção de Ligia Veiga.


Na organização do Festival estão Elza Ribeiro (produtora cultural), Marisa Silva (educadora e bordadeira) e Paulo Pelá (designer). Eles aproveitam a oportunidade para alinhar o evento com as discussões e atividades do 27º Congresso Mundial de Arquitetos que acontece totalmente on-line neste mês pela União Internacional de Arquitetos – UIA.
— Queremos provocar e instigar a pensar uma arquitetura que crie melhorias e beneficie o bairro da Gamboa, que apesar de todo seu valor histórico e cultural, apresenta grandes problemas estruturais e dificuldades periféricas – comenta Marisa.
Questões como a desigualdade social, segurança, habitação popular, lixo urbano, abandono dos moradores de rua, também estão na pauta de palestras e rodas de conversas do Festival. Segundo Elza, além desse foco, há uma grande necessidade de preservação da memória:
— Precisamos de manutenção de equipamentos culturais e espaços recreativos do bairro. Com uma atenção especial para o cuidado com os animais abandonados.
Paulo acrescenta que não será apenas o bairro da Gamboa o único beneficiado com as melhorias. “Há uma série de questões sociais e políticas que poderiam trazer melhorias para a cidade como um todo”.

Programação:
5⁰ Festival Gamboa de Portos Abertos
Todas as atividades serão on-line!
Programação sujeita a alterações! A produção pede para que todos acompanhem as mídias sociais do projeto com as atualizações.
Serviço:
De 11 a 18/7, 5⁰ Festival Gamboa de Portos Abertos
Todas as atividades serão on-line!
Shows, teatro, dança e muito mais na programação principal do evento, além das atrações à parte que serão exibidas pelo Espaços Culturais:

Tags: