Música boa, ambiente agradável e o melhor: comida típica brasileira no Morro da Conceição

Cultural | 18/03/2021

Poucos metros morro acima na Ladeira João Homem, no Morro da Conceição, um dos casarões históricos abriu recentemente as portas: o G & G Gourmet. As letras escondem o nome da proprietária e cozinheira, ex-passista de várias escolas de samba do grupo especial que encontrou o dom da culinária, Georgia Gomes. Ela respira Carnaval tanto quanto o charmoso sobrado convida a uma refeição de quarta-feira a domingo. O espaço cheio de estilo – e história – é palco de Rodas de Samba de respeito, dignas da região portuária, berço do gênero mais brasileiro.



O Morro da Conceição recentemente perdeu o tradicional Bar e Restaurante Imaculada. Agora, ganha substituto a altura. Com fácil acesso pela escada na Travessa do Liceu – nos fundos do Edifício A Noite -, o Morro é um respiro em pleno Centro do Rio. A poucos metros da Avenida Rio Branco e da Praça Mauá, é um passeio que vale tanto aos turistas que visitam o Porto Maravilha, quanto para quem trabalha no entorno e procura um almoço um pouco diferente.
A anfitriã conta que começou a cozinhar nas feijoadas na quadra da Unidos da Tijuca e o sucesso dos pratos deu a ideia de abrir o próprio restaurante. Os mais pedidos do menu são o Bolinho de feijoada empanado no torresmo e o Bobó de Camarão. E ela garante que, além da decoração, a comida faz todo mundo se sentir em casa. “As pessoas piram com nossa coleção de discos, cada cliente conta uma relação afetiva com algum disco que o pai ou o avô tinham. E nossos pratos remetem muito a esta sensação de comida da casa da avó, pratos mais calorosos, bem brasileiros e presentes no imaginário da gastronomia brasileira”, define.



Aos domingos acontecem as rodas de samba e, claro, a Geórgia aproveita sua rede de contatos no Carnaval carioca para trazer sempre uma personalidade do samba para um bate papo com o público que precede a música. É o projeto Estrelas do Carnaval que, assim como a roda, por hora está suspenso para evitar aglomerações em combate ao avanço da pandemia de Covid-19. As informações sobre o cardápio e a programação (quando retornarem) ficam disponíveis e são atualizadas na página do Instagram da casa.

Texto: Bruno Bartholini | Fotos: Divulgação