Todos são bem-vindos na Casa Nordestina de Luziete

Social, Cultural | 10/09/2020

Empreendedora das feiras de rua da Região Portuária abre restaurante de culinária nordestina no Morro da Conceição
Ela estava lá quando a Praça Mauá reinaugurou após obras do Porto Maravilha. Quando o Museu do Amanhã abriu as portas, ela também estava lá. Inauguração do VLT? A Luziete Fernandes e suas companheiras da Associação Sabores do Porto estavam lá. A verdade é que essa cearense faz parte da história da Região Portuária do Rio há 38 anos, quando se mudou para a cidade e chamou de casa o Morro da Conceição. Acompanhou cada desafio da revitalização do porto de perto e agora arrumou mais um para si: abrir um negócio durante a pandemia de Covid-19.

Luziete em feira no Largo de São Francisco da Prainha, na Região Portuária
"Não é um restaurante. É uma casa de cultura nordestina", define Luziete, ao falar orgulhosa sobre o novo negócio. "Um espaço para vir, curtir e comer uma deliciosa comida nordestina", completa. Longe de ser exceção em uma região com tantas mulheres fortes ela é exemplo de empreendedora que agarra uma oportunidade quando vê. Trabalhando com gastronomia em feiras de rua há seis anos, ela resistiu e teve que se reinventar: "Com a pandemia, muitas mulheres como eu ficaram sem renda nenhuma. E aí?".
O Quitutes da Luz fica em casarão histórico na Rua Jogo da Bola, 117 e funciona das 11h às 22h de sexta-feira a domingo. Também está funcionando com entrega e os pedidos podem ser feitos pelo telefone (21) 97432-0741.

Bobó de Camarão: um dos pratos do mais novo restaurante do Morro da Conceição
A Associação Sabores do Porto, da qual Luziete é uma das fundadoras, reúne mulheres da Região Portuária com dom da gastronomia. Criada com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) em parceria com o programa Sebrae no Porto, as moradoras dos morros do Pinto, Providência e Conceição participaram de programas de qualificação em empreendedorismo e culinária e se especializaram em levar a gastronomia do nordeste para feiras de rua na Orla Conde e além. Trabalham também com fornecimento de buffet para coffee breaks e eventos empresariais.
Parte das medidas de incentivo da Cdurp para manutenção da população local com qualificação e criação de oportunidades de emprego, o Programa Porto Maravilha Cidadão apoiou iniciativas de micro e pequenos empreendedores do território sob o lema "requalificar com inclusão com inclusão e participação social".

Como opção vegana da casa, Luziete aposta na Moqueca de Banana da Terra
Para Rilden Albuquerque, gerente de relação com investidores e mercado da Cdurp, o exemplo da nova empreitada de Luziete é fruto do trabalho de longo prazo na região para integrar o futuro e o passado do porto. "É um orgulho imenso ver esse movimento de moradores abrindo seus negócios e aproveitando aquilo que a operação urbana trouxe de melhor para eles: oportunidade de geração de renda. Nós trabalhamos desde o início para ter justamente esse resultado", comemora.
A espera de tempos melhores, Luziete resiste e convida todos a conhecerem sua nova casa: "Quando todo mundo fechou as portas, eu abri. É difícil, mas eu acredito que tudo vai dar certo e estou aqui, resistindo a estes tempos. Sejam muito bem-vindos a minha casa nordestina. Será um grande prazer receber vocês!".
Serviço Quitutes da Luz
Endereço: Rua Jogo da Bola, 117 - Morro da Conceição
Horário de Funcionamento: das 11h às 22h de sexta-feira a domingo
Delivery: (21) 97432-0741

Tags: