Diálogos para 2030: Longevidade e bem-estar para Plano de Desenvolvimento Sustentável

| 12/05/2020

A Cidade do Rio de Janeiro está sendo replanejada por especialistas com participação direta da população. Todos os cidadãos podem contribuir e opinar. Nesta quinta-feira (14/05), às 10h, será realizado o segundo encontro virtual da série de cinco com o objetivo de debater desafios e soluções para a cidade. O evento faz parte do projeto ‘Diálogos para 2030: Preparando a Cidade do Rio para o Futuro’, e prevê um planejamento para os próximos 10 anos. As temáticas são alinhadas com o Rio Capital Mundial da Arquitetura por incluir propostas para o futuro dos espaços urbanos. Saiba como participar. 



Desta vez, as discussões serão sobre Longevidade e Bem-estar para o Desenvolvimento Sustentável. A participação da população é fundamental. Formam a mesa virtual de debates Rubens Filho, jornalista e coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil; Daniel Vilella, pesquisador da Fiocruz e professor de Epidemiologia e Biologia Computacional; Paulo Saldiva, professor da USP e pesquisador de doenças respiratórias e saúde ambiental; Mónica Guerra, arquiteta, mestre em planejamento e gestão urbana e fundadora do Comida do Amanhã.

– Longevidade e bem-estar são eixos transversais do PDS. Têm forte relação com a agenda 2030 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) ao oportunizar melhores condições de saúde para todos, com foco na melhoria de vários indicadores tão importantes para a cidade e o cidadão. As condições ambientais, como a redução da poluição de ar e das águas se colocam nesse contexto e serão abordados assim como o combate à pandemia, ou seja, temas intimamente ligados a uma cidade com mais bem-estar -, explica Daniel Mancebo, coordenador geral do Escritório de Planejamento.

Os seminários são promovidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal da Casa Civil. Em cinco quintas-feiras seguidas, sempre às 10h, os convidados estão discutindo com a população temas relacionados ao Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio, elaborado pelo Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Casa Civil, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU Habitat, e com a MultiRio, a Empresa Municipal de MultiMeios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Os encontros são transmitidos pelo canal da MultiRio no YouTube e pelo Escritório de Planejamento (veja no final) e a população pode interagir.
Temas relacionados
Participam dos encontros acadêmicos, representantes de institutos de pesquisa e de organizações não governamentais, além de gestores de áreas diversas do setor público. Os convidados do primeiro encontro virtual, na quinta-feira passada (07/05) foram: Claudio Acioly Jr. (GIZ – Agência Alemã de Cooperação Internacional); Paulo Jannuzzi (IBGE); Rayne Moraes (ONU-Habitat); e Roberto Medronho (UFRJ). A troca de ideias foi sobre ‘A Agenda 2030 e Desenvolvimento Sustentável’. Eles ressaltaram o momento atual altamente impactante devido à grave pandemia que o mundo enfrenta e a importância de discutir sustentabilidade, repensando a vida em sociedade, consumo e estratégia de planejamento.
A onda 4 de participação online do PDS está aberta às sugestões e opiniões da população. Veja aqui como participar:

Temas e datas:
14 de maio
Longevidade e Bem-estar para o Desenvolvimento Sustentável
21 de maio
Igualdade e Equidade para o Desenvolvimento Sustentável
28 de maio
Cooperação e Paz para o Desenvolvimento Sustentável
4 de junho
Desafios do Financiamento e Transformações da Gestão Pública
Como acessar para participar do próximo encontro:
Data: 14 de maio de 2020, quinta-feira.
Horário: 10h.
Canais:
Youtube da Multirio 
Youtube do Escritório de Planejamento



Tags: