Inscrições abertas para curso de corte e costura

Social, Cultural | 05/05/2020

A Ocyan e a Cooperativa Maravilha, na Região Portuária do Rio de Janeiro, vão combater a crise do novo Coronavírus em diversas frentes. Para estimular mais a geração de renda nas comunidades carentes do Rio, a Ocyan vai apoiar curso online de corte e costura gratuito com abertura de 40 vagas e fazer uma grande encomenda de máscaras que pode ultrapssar 60 mil unidades. As inscrições abertas até o dia 17 de maio podem ser feitas pelo e-mail coop.maravilha@gmail.com. Ao enviar a mensagem, interessados recebem formulário a ser preenchido, mas precisam preencher os requisitos para participar: ter mais de 18 anos, máquina de costura doméstica e acesso à internet. A empresa instalada na área destinará as máscaras de proteção facial a colaboradores no Rio de Janeiro e em Macaé e doará o excedente a moradores da região. 



Quem mora nos morros da Providência, do Pinto, da Conceição e do King Kong terá prioridade nas inscrições, mas a oportunidade é extensiva a pessoas de todas as comunidades carentes do Rio. A seleção levará em conta também populações consideradas mais vulneráveis como negros, pessoas com deficiência e LGBTQI+, por exemplo. As aulas começam na semana de 18 de maio. O curso terá a duração de três meses, sendo duas sessões semanais com duas horas de duração por sessão, via plataforma Google Classroom cujo acesso pode ser feito até por smartphone. 

O conteúdo alternará aulas gravadas e ao vivo. O participante poderá interagir com as instrutoras e esclarecer dúvidas. A ementa inclui noções de empreendedorismo e até pequenos reparos no maquinário. Ao fim do curso, alunos receberão certificado.

“Incluímos em nosso plano de ação a compra de máscaras faciais para garantir a segurança e saúde de nossos integrantes assim que regressarem do período de trabalho remoto, mas ao invés de adquiri-las de uma grande indústria, decidimos apoiar a comunidade em que atuamos, na região do Porto Maravilha. Essa iniciativa permite fazer com que a economia local seja impulsionada, o que proporciona de certa forma uma maior autonomia financeira a essas pessoas”, explica Nir Lander, diretor de Pessoas e Gestão da Ocyan.

Além do investimento na organização deste curso, cada participante que concluir o treinamento terá a garantia de que, pelo menos, 500 máscaras serão compradas pela Ocyan por mês, pelo período de 3 meses. Assim a quantidade poderá atingir 60 mil. O tecido para essa produção também será fornecido pela empresa. Para Raquel Spinelli, fundadora da Cooperativa Maravilha, que já produz máscaras, a parceria será importante para a comunidade. “Sempre buscamos o apoio e as parcerias com empresas para viabilizar os cursos. Ter a Ocyan conosco vai garantir que os alunos conheçam todo o processo e técnicas que permitem a produção de várias peças ao mesmo tempo. Com isso, a produtividade e o ganho diário tendem a crescer”, pondera.

A cooperativa, associação entre costureiros e costureiras da Região Portuária do Rio, tem apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) desde 2017.

Serviço

Curso online de corte e costura

Gratuito

40 vagas

Inscrições: 4 a 17 de maio por e-mail (coop.maravilha@gmail.com)

Início das aulas: Semana do dia 18 de maio

Com informações da Revista TN/Petróleo e Ocyan