Rio ao Mar convoca para mutirão de limpeza na Praça Mauá

Social, Cultural | 25/11/2019

Seis mutirões de recolhimento de lixo, entre novembro e fevereiro, prometem melhorar a conscientização sobre limpeza urbana, descarte incorreto de detritos e seus impactos nas águas do litoral, problemas recorrentes da cidade. O projeto Rio ao Mar começa na Praça Mauá, ao lado do Museu do Amanhã – símbolo de construção sustentável do Porto Maravilha – no dia 30 de novembro, das 9h às 12h.
A escolha do local, hoje um dos destinos turísticos mais procurados no Rio, se deu justamente pelo cenário da Baía de Guanabara, famosa pela beleza e também pelo caos da poluição e dos lixos flutuantes.

O projeto conta com a parceria do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, ativador de ações urbanas, que convocará voluntários para participar das ações, e com o apoio da cooperativa de lixo reciclável Transformando, responsável pela triagem, pesagem e separação do lixo recolhido e devido encaminhamento para ser aproveitado. A programação também oferece palestras de pessoas que lidam diretamente com esse problema e workshop voltado para voluntários e passantes interessados.
Programação
- 9h - Credenciamento de voluntários e entrega dos kits (camisa + luva + saco para recolha dos lixos)
- 9:30 – Abertura do mutirão com Rio Eu Amo Eu Cuido
- 9:45 - Apresentação da Cooperativa Transformando, que será a responsável pelo recebimento dos lixos recolhidos, triagem para reciclagem e encaminhamento total do lixo coletado.
- 10:00 – Saída para mutirão (recolha no entorno da Praça Mauá e pelos barcos de apoio retirando os resíduos do mar da encosta que se estende da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde até o Museu do Amanhã)
- 10:45 – Fim do mutirão e concentração dos voluntários
- 10:50 – Palestra sobre problema dos lixos na Baía de Guanabara
- 11:10 – Palestra Coletivo Bota Pra Girar sobre a importância do descarte correto dos resíduos pelos cidadãos em casa e no dia a dia da cidade
- 11:30 – Workshop com Clécio Regis (cenógrafo) com lixo reciclado direcionado para jovens. Oficina produz escultura de lixo reciclado no evento
- 12h – Fim da ação
Serviço Mutirão Rio ao Mar
Dia: 30/11 - sábado.
Local: Praça Mauá, lado direito do Museu do Amanhã.
Horário: das 9h às 12h

Tags: