Linha 3 do VLT Carioca liga Central ao aeroporto em 18 minutos

Mobilidade | 25/10/2019

A Linha 3 do VLT Carioca entra em operação no sábado, 26 de outubro, a partir de 12h. O último trecho ligará Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela Avenida Marechal Floriano, em aproximadamente 18 minutos. Com a inauguração, a expectativa é que o número diário de usuários ultrapasse os 100 mil. O novo trecho é a última entrega prevista no projeto da Prefeitura do Rio e marca a consolidação de uma rede de 28km de trilhos, 29 paradas e estações e 32 trens que circulam desde junho de 2016 no Centro e Região Portuária do Rio.


VLT circula pela Avenida Marechal Floriano | Divulgação VLT Carioca
O percurso conta com 10 paradas, sendo três novas: Cristiano Ottoni-Pequena África (na praça de mesmo nome, também na região da Central), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano, próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano, à altura da igreja homônima). Os nomes contam com homenagens a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Iphan e entidades do movimento negro e sociedade civil.
As paradas Central e Cristiano Ottoni-Pequena África terão serviço compartilhado com a Linha 2, enquanto as paradas Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont atenderão às Linhas 1 e 3. Nos trechos compartilhados, os intervalos entre os trens serão de aproximadamente 3,5 minutos, como já acontece atualmente na região da Rodoviária. Em três anos de operação, o VLT Carioca ultrapassou a marca de 50 milhões de passageiros transportados.

Com a inauguração da Linha 3, a expectativa é que o número diário de usuários ultrapasse os 100 mil - clique aqui para abrir mapa ampliado