O Auto da Conceição oferece shows e atividades gratuitas

Social, Cultural | 25/09/2019

Evento gratuito no Morro da Conceição promete lotar praça e ateliês nos próximos dois fins de semana


Clique para abrir o mapa maior


No centro da cidade, ao lado da Praça Mauá, está o Morro da Conceição, com clima de cidade do interior em seus sobrados e vilas do século XIX. Nesse cenário, composto por ateliês e artistas a cada rua, O Auto da Conceição promete animar moradores e visitantes nos dois próximos fins de semana. Com início na sexta-feira, 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião, o evento inclui 24 shows e apresentações no palco principal, na Praça Major Valô. O comércio e os ateliês também participam da festa, totalizando 12 casas abertas com programação que inclui oficinas de arte e história, além de opções gastronômicas variadas em barraquinhas, bares e restaurantes.

Haverá noite em homenagem ao protagonismo feminino, outra de canções latinas, além de lançamento do enredo da tradicional Banda da Conceição para o Carnaval de 2020. O bloco, com mais de 47 anos de história, homenageará o polêmico ex-árbitro de futebol Luiz Carlos Gonçalves. Mais conhecido como Cabelada, ele é fundador da agremiação e tem hoje 71 anos. Jovens moradores da Região Portuária foram convidados a documentar o evento. “O registro e cobertura serão feitos por jovens da região que estão aprendendo a usar seus smartphones e aplicativos de maneira mais proveitosa. Parceiros oferecem gratuitamente oficina de audiovisual nos dias que antecedem a festa”, Shikko Alves, morador da área e idealizador do evento.

Com a visão panorâmica da Ponte Rio-Niterói e Região Portuária, a proposta é que os espetáculos ocorram em paralelo a atividades culturais e sociais. “O Auto da Conceição surge como programação musical eclética e gratuita. Na semana do Rock In Rio, esse festival vem com a proposta de ocupar as ruas do Morro da Conceição oferecendo mais que música. Em um espírito colaborativo, artistas do morro abrem suas portas com atividades e exposições paralelas. No palco principal, temos de rock à MPB. Nossa proposta é de atuar como uma quermesse do interior, fazendo uma festa do jeito que a gente gosta, pode e merece”, detalha Shikka, convidando todos para a festa.

SERVIÇO

O AUTO DA CONCEIÇÃO
De sexta-feira a domingo, dias 27, 28 e 29 de setembro e 4, 5 e 6 de outubro
Gratuito

Morro da Conceição: Praça Major Valô, Saúde, Rio de Janeiro

(sugestão de chegada: subida a pé via Travessa do Liceu e Ladeira João Homem, atrás do Edifício A Noite, na Praça Mauá, ou de carro via Rua do Acre e Rua Major Daemon -difícil estacionar)

Atrações principais na Praça Major Valô, das 18h às 22h:

Dj a partir das 16h

Sexta-feira, 27 de setembro: Dizaê / Soul Guanabara / Thiago Viana / DJ Pimpolho

Sábado, 28 de setembro: Dr. Silvana / Resenha Já / DJ Lourenço

Domingo, 29 de setembro: Sobrinhos da Véia / Bericada / Billy X / A Boca / Dj Éverson

Sexta-feira, 4 de outubro: Slam das Minas / Filhas de Maria / DJ Bieta / Maria vem com as outras

Sábado, 5 de outubro: Orquestra Original / Latin In Rio / Tambora Candombe / Surto Trópico

Domingo, 6 de outubro: Road Rock / Mr. Guns / Banda da Conceição / DJ Mam

Outras atrações

Sábados e domingos, 28 e 29 de setembro e 5 e 6 de outubro: Chorinho da Conceição e Convidados, das 11h às 16h, no Bar do Geraldinho (Ladeira João Homem, 65)

Domingo, 6 de outubro: Lançamento do endereço do Carnaval 2020 da Banda da Conceição, às 13h, na Praça Major Valô