Inscrições abertas para curso gratuito de costura para mães

Social | 11/09/2019

Aulas no Santo Cristo duram seis meses e terão cuidadores para as crianças e bebês



Com o objetivo de formar mães e cuidadoras de crianças em vulnerabilidade social, o projeto Costurando Meus Direitos oferece gratuitamente aulas de costura e oficinas sobre cidadania, direitos humanos e empreendedorismo. Serão seis meses de curso, sempre segundas e quartas-feiras à tarde, no bairro do Santo Cristo. A previsão de início das atividades é segunda-feira, 23 de setembro.
A Cooperativa Maravilha, apoiada pela Prefeitura do Rio por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), seleciona candidatas e é responsável por formar grupo de 10 mulheres no ofício de corte, costura e modelagem. Nesse período haverá duas cuidadoras para entreter as crianças, enquanto as alunas estão em classe. As atividades lúdicas trabalham a conscientização sobre o tema que o projeto se apoia, principalmente direitos humanos, especialmente de trabalho escravo entre adultos e crianças na indústria têxtil.
“Costurando Meus Direitos é um projeto que pretende oferecer alternativas às mulheres em situação de vulnerabilidade ao trabalho escravo contemporâneo para que nem elas nem as suas crianças sejam aliciadas pelo crime de escravidão”, explica Heloisa Gama, uma das coordenadoras do projeto, premiado pelo edital “Combatendo o trabalho infantil na indústria da moda”, do Fundo Brasil.
Raquel Spinelli, presidente da ONG Providenciando Vidas, do Morro da Providência, é parceira no projeto e atualmente responsável por selecionar as mulheres e divulgar as vagas. “Priorizaremos mulheres com filhos ou que sejam responsáveis pelo cuidado de netos ou irmãos. As crianças são bem-vindas nos dias de aula, já que haverá cuidadoras capacitadas para atendê-las. O Costurando Meus Direitos chegou em ótima hora ao nosso galpão no Santo Cristo, vai totalmente ao encontro dos projetos dos coletivos que trabalham lá”, defende.
SERVIÇO
Costurando Meus Direitos

Formação em corte, costura e modelagem
Cooperativa Maravilha | Avenida Professor Pereira Reis 76, Santo Cristo, Porto Maravilha
Início previsto: 23 de setembro
Duração: 6 meses
Vagas prioritárias para mulheres com filhos ou que cuidem de crianças
Dúvidas e inscrições: coop.maravilha@gmail.com