Reduto belga na Marechal Floriano comemora chegada do VLT

| 06/12/2018

  • Titulo da Imagem

    Belga Hotel e Belga Brasserie na Av. Marechal Floriano

  • Titulo da Imagem

    Belga Hotel e Belga Brasserie na Av. Marechal Floriano

  • Titulo da Imagem

    Belga Hotel e Belga Brasserie na Av. Marechal Floriano

  • Titulo da Imagem

    Belga Hotel e Belga Brasserie na Av. Marechal Floriano

  • Titulo da Imagem

    Belga Hotel e Belga Brasserie na Av. Marechal Floriano

Se o imóvel histórico da esquina da Rua dos Andradas com a Avenida Marechal Floriano fosse gente, teria histórias para contar com diferentes sotaques. Em português com acento luso, já que a via recebeu imigrantes da colônia ao tornar-se ponto de escoamento de sal, frutas e outros produtos que chegavam à cidade. Em “carioquês”, por motivos óbvios. E, desde o ano passado, em holandês e francês, línguas oficiais da Bélgica. O prédio de cinco andares inaugurou como Belga Hotel e Belga Brasserie no primeiro semestre de 2017, apostando no Porto Maravilha. Hoje, com 80% da ocupação, o empreendimento moderno em prédio histórico comemora a conclusão de mais uma etapa das obras de revitalização. Em bom português do carioca vem a boa nova: em breve o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deixará clientes e funcionários a aproximadamente 100 metros da porta de entrada pela Parada Santa Rita.
Com o sistema em testes, vez ou outra é possível ouvir os apitos e observar pelas janelas do restaurante o trem passando pela Avenida Marechal Floriano. O público do hotel costuma ser de executivos que aproveitam para se hospedar perto dos negócios, explica o gerente-geral Mervyn Scheepers, no Brasil há 22 anos. O espaço oferece 25 apartamentos com janelas antirruídos e serviços básicos como wifi e minibar, além de painel com elementos da cultura belga desenhado exclusivamente para o empreendimento.
Mervyn revela que a comemoração da chegada do VLT será no melhor estilo de sua terra natal. “A partir do ano que vem vamos expandir o Festival de Moules Frites (mexilhões com batata frita) que temos todo primeiro sábado do mês. Já em janeiro, começaremos o novo calendário, com programação todo sábado”, anuncia Mervyn, que compra os mexilhões em Arraial do Cabo, na Região do Lagos, para preparar o prato.

VLT em testes , visível desde a janela da Belga Brasserie na Avenida Marechal Floriano
A Belga Brasserie serve pratos típicos do café da manhã ao jantar e tem mais de 45 rótulos de cervejas e chope belgas. O chef belga Alexandre Binard foi convidado para montar o cardápio e visita o restaurante de tempos em tempos para fazer adaptações e novas combinações. Mervyn explica porque fizeram questão de chamar a casa de Brasserie: “A principal diferença de um restaurante é que a pessoa pode vir aqui para comer, claro, mas também apenas para tomar chope, ouvir música enquanto toma um café e lê um livro, por exemplo. Queremos ser mais que um restaurante tradicional do Centro, onde se vai apenas para o almoço de trabalho”.
Serviço Belga Hotel e Belga Brasserie
Endereço: Rua dos Andradas 129, Centro
Horário de Funcionamento: das 6h30 às 22h
Contato: (21) 2263-9086 / reservas@belgahotel.com.br
www.belgahotel.com.br
 Texto: Bruno Bartholini | Fotos: Bruno Bartholini e Divulgação