Praça da Harmonia recebe feira de artesanato

Obras, Social | 23/11/2011

A Associação de Moradores e Amigos da Gamboa e Adjacências (Amaga) prepara a primeira edição da Feira de Artes, Objetos e Costumes Culturais. A feira será inaugurada no dia 10 de dezembro e voltará à Praça da Harmonia sempre a cada segundo sábado do mês. O blog Porto Maravilha entrevistou Jorge Oliveira, presidente da Amaga e um dos idealizadores da exposição. Ele explica que o espírito transformador do projeto de requalificação da Região Portuária inspirou os artesãos da região, que querem movimentar a área da praça com lazer, arte, cultura e convivência.

Praça da Harmonia receberá cerca de 40 barracas a cada edição da feira

Qual é a origem da ideia da feira?

Começamos a pensar a feira quando percebemos efeitos da valorização do bairro com a revitalização. Diante dessa nova fase que a região vive, resolvemos criar um projeto que transformasse a Praça da Harmonia em um "point" da Gamboa. Falta isso ao bairro, e os moradores precisam de um ponto de referência de lazer e cultura. A Praça da Harmonia é perfeita para isso.

Como ela vai funcionar?

A ideia é abrir oportunidade para os artistas da região mostrarem sua arte e também criarem uma nova fonte de renda. Vamos instalar barracas padronizadas por toda a praça. Nelas, serão vendidas as peças de artesanato. Esperamos manter média de 40 barracas por evento. Como é uma feira de artesanato, ainda estamos buscando autorização paraa isenção do pagamento de algumas taxas.

Outra proposta que estamos estudando é promover oficinas para os visitantes, que serão ministradas pelos próprios artistas da feira. A ideia é que eles ensinem um pouco de sua arte e formem novos artesãos no bairro. Essa será uma forma de tornar o evento permanente e autossustentável. Nossa projeção é que a feira se torne referência na região, com periodicidade mensal.

Grupos de artistas serão chamados para animar os eventos

Vocês prepararam alguma produção especial para a inauguração, que cai justamente no mês de Natal?

Estamos negociandoparcerias para fazer uma surpresa este ano. A decoração terá iluminação natalina temática que será mantida até o dia 6 de janeiro de 2012, pelo menos. Também teremos, claro, um Papai Noel para receber as crianças. Assim, vamos atrair moradores e seus filhos para a inauguração do evento.

Qual a importância desse evento para o bairro?

Essa é uma forma de mostrar que também estamos aproveitando o gancho e a força da revitalização para nossos projetos próprios. Afinal, somos parte dessa história. Vivemos uma evolução econômica, e esse dia será um marco na oportunidade de fazer da Gamboa uma referência. A feira é apenas uma das atividades que queremos fazer por aqui. Ela está dentro do projeto Feliz Gamboa. Com ele, vamos motivar os moradores a participar mais desses encontros, das ações do bairro e do processo de requalificação.

23/11/2011

Tags: