Passos da escravidão revelados

Obras, Social | 07/12/2011

Passos da escravidão revelados

Roteiro pela Região Portuária retrata história e segredos da cultura afro-brasileira

A Região Portuária guarda diversos segredos da cultura carioca, desde os tempos da escravidão até a era de ouro do Rio Antigo. Na reurbanização de toda a área, muitos desses sinais encontrados são preservados. Neste cenário, o Instituto Pretos Novos (IPN), que pesquisa a cultura e a memória negra há seis anos, criou o passeio-aula Caminhos da Escravidão para revelar mistérios da história afro-brasileira na cidade. O roteiro será no sábado, 17 de dezembro, das 9h às 17h.

Mercedes Guimarães, coordenadora do IPN, descreve a importância da atividade: "O trajeto mostrará uma historia que não aparece nos livros didáticos. Teríamos que comprar vários compêndios para ler um pouco sobretudo o que será abordado." O passeio-aula funciona como uma oficina. São 5 horas de visitação nos principais pontos históricos da Região Portuária e Centro. Durante a caminhada, discussões sobre escravidão e vivência dos negros na área serão levantadas pelo professore historiador Cláudio Honorato.

A iniciativa contempla ainda a reflexão sobre a Lei nº10.639, que torna obrigatório o estudo da história afrodescendente nas instituições de ensino. "Queremos dar nossa contribuição para preservar a memória desses patrimônios, afinal, também somos da região e sabemos a importância que ela tem. Esperamos a participação de estudantes, pesquisadores e guias de turismo, pessoas multiplicadoras", ressalta Mercedes.

O Instituto Pretos Novos faz parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, criado pela Prefeitura do Rio. Saiba mais . Durante a semana, na quarta-feira, 14 de dezembro, às 18h, o INP inaugura a exposição permanente Memorial dos Pretos Novos. O sítio arqueológico foi descoberto em 1996, quando moradores faziam sondagem de solo para obras. São visíveis vários tipos de vestígios e milhares de fragmentos de ossos humanos misturados.

Serviço

Passeio-aula Caminhos da Escravidão

Sábado, 17/12, das 9h às 17h, Praça XV (local de encontro)

Valor: R$ 30,00 (passeio + kit lanche e coffebreack)

Informações:(21) 2516-7089 ou pretosnovos@pretosnovos.com.br

Endereço Instituto Pretos Novos: Rua Pedro Ernesto, 32/34, Gamboa

Tags: