Morro da Conceição unido contra a dengue

Obras | 04/01/2012

Caminhada abre ações de combate ao mosquito em 2012

Esta semana é a vez de o Morro da Conceição se unir contra o mosquito da dengue na região do Porto Maravilha. Toda primeira sexta-feira do mês, a Prefeitura do Rio organiza caminhadas de sensibilização sobre o problema em diversas áreas da cidade, lideradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).Nesta sexta-feira, dia 6, a concentração da caminhada será na Rua Camerino, às 9h. O grupo vai percorrer todo o morro, passando pela Rua Jogo da Bola e a Ladeira do Valongo. Pontos importantes como a Pedra do Sal e o Bar Imaculada também farão parte do trajeto.

Na Região Portuária, o movimento ganhou força no fim do ano com parcerias importantes. A Secretaria Municipal de Saúde, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), a Concessionária Porto Novo, os Consórcio Saúde-Gamboa e RioFaz, a 1ª Região Administrativa do Rio de Janeiro e a UPP Social do Morro da Providência integram o grupo de instituições que se reúnem nas marchas e formulam estratégias para o controle diário dos focos de dengue. "Estudamos os possíveis multiplicadores de cada área e organizamos uma formação de brigadistas que viram agentes com capacidade técnica para encontrar focos do Aedes Aegypti, permitindo a prevenção, identificação de larvas e tratamento", explica a coordenadora de Responsabilidade Social da Porto Novo, Claudine Soares.

Esta será a oitava mobilização organizada pela prefeitura e a primeira de 2012. Na ação, telas de proteção serão distribuídas para vedar caixas d?águas abertas. Durante o percurso, a população será convidada a participar da mobilização.

Tags: