Temporada de cruzeiros 2018/2019 começa em outubro

| 04/10/2018

Oito navios atracam pela primeira vez no Rio
Quase 400 mil turistas de cruzeiros marítimos vão desembarcar na Região Portuária a partir de 24 de outubro, quando começa oficialmente a temporada de navios. A previsão de 103 atracações, 10 a mais que na última temporada, e oito novas embarcações deverá movimentar a área do Porto Maravilha com estimados 380 mil passageiros.


Navio atracado no Pier Mauá
Navios que vêm de outros países também aumentaram para 20, três a mais que no período passado, e o número de embarcações passou de 24 para 28. “Voltamos a ter uma temporada de três dígitos. Na última tivemos 95 escalas e nesta serão mais de 100”, anuncia Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá, concessionária responsável pela operação do Terminal Internacional de Cruzeiros. Comunicado informa que o embarque se dará no Armazém 4, enquanto a movimentação de bagagens permanecerá no 5.
O acesso dos passageiros pode ser feito de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) via Parada dos Navios. Para quem chega motorizado, há estacionamento entre a Avenida Barão de Tefé e a Rua Souza e Silva.
A chegada de turistas deverá ativar a economia da região: desde as pequenas associações de micro empreendedores às grandes empresas de hotelaria, gastronomia, entretenimento e lazer. “A revitalização do Porto Maravilha permite que esses turistas, que antes se deslocavam para outras áreas da cidade, aproveitem as atrações locais. A Prefeitura do Rio vem atuando fortemente no sentido de fazer com que o perfil turístico dos bairros da Região Portuária se reverta em geração de emprego e renda locais”, explica Rilden Albuquerque, gerente de Desenvolvimento Econômico e Social da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

Com informações de Pier Mauá / Foto de divulgação