MAR completa seis anos e oferece programação gratuita

| 25/03/2019


Comemoração nos dias 29, 30, 31 de março inclui oficinas, conversas de galeria e apresentação do rapper BK’

O Museu de Arte do Rio (MAR), centro cultural da Prefeitura do Rio na Praça Mauá, completou seis anos no dia 1º de março, mesma data do aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Para comemorar, o último fim de semana do mês de março será de programação especial e gratuita.
Na sexta-feira, 29 de março, às 18h, acontece a primeira edição do MAR de Música em 2019, com show do rapper BK', artista expoente da nova cena do rap. Integrante do selo musical Pirâmide Perdida, o músico foi alçado à fama nacional em 2016 com o aclamado "Castelos & Ruínas", seu disco de estreia. Nos pilotis do MAR, BK' apresenta show da turnê do álbum "Gigantes" (2018), iniciada em janeiro deste ano. O evento musical, com curadoria de Gabriel Moreno, tem a participação do DJ KIB, do coletivo B7DJ$.
“O MAR foi um verdadeiro presente de aniversário para a cidade! Somente no ano passado, recebemos quase 500 mil visitantes. Estamos abertos ao diálogo, em sintonia com os movimentos culturais e atentos aos desejos do público. A exposição “O Rio do samba”, por exemplo, foi prorrogada por conta da grande visitação. Outro marco é a mostra "Mulheres na Coleção MAR", que teve início junto com campanha para aumentar o número de artistas mulheres no acervo do museu e acabou incorporando cerca de 70 novas obras. Seguimos batalhando para construir um museu do Rio para o Rio e para o Brasil. Nosso desejo era comemorar com uma edição especial de um dos maiores programas culturais do museu, o MAR de Música”, conta Eleonora Santa Rosa, diretora executiva do MAR.
No sábado, dia 30 de março, o museu recebe o evento de lançamento da Coleção Semear – Livros Puri. Editada pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, esta coletânea representa um marco de reparação às culturas indígenas do sudeste brasileiro. Por meio desta publicação, o povo originário Puri traz rico material informativo e didático, que pode ser utilizado para que educadores e educandos compreendam um pouco da alma nativa Puri. O evento terá oficinas e rodas de canto e dança.
Ao longo do fim de semana (sexta-feira, sábado e domingo), o museu terá entrada gratuita. O visitante também poderá participar de atividades nas exposições “O Rio do samba – resistência e reinvenção”, “A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia”, que encerra neste sábado (30), e “Mulheres na Coleção MAR”. Conversas de galeria e oficinas para crianças e adultos completam a programação.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Sexta-feira, 29 de março
Das 11h às 12h - Ativação na exposição “A pequena África e o MAR de Tia Lúcia”, com Gisele de Paula
Das 14h às 15h - Ativação na exposição “A pequena África e o MAR de Tia Lúcia”, com Gisele de Paula
Das 15h às 18h - Conversa de Galeria com Leandro Vieira, Luiz Antônio Simas e Thais Bastos
Das 18h às 22h - MAR de Música - BK'
Sábado, 30 de março
11h - Bandeira Tia Lúcia
Das 11h às 12h - Ativação na exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção”, com Guilherme Marins
Das 14h às 17h - Oficina de Criação: stencil, com I Love M.P e os educadores do MAR Edmilson Gomes e Georges Marques. Inscrições em museudeartedorio.org.br
A partir das 14h - Lançamento da Coleção Semear - Livros Puris
Cronograma:
Das 14h às 15h – Oficina plantas que curam, com Niara do Sol (15 vagas)
15h10 - Chamamento - Canto de abertura
Das 15h10 às 16h10 - Lançamento da Coleção Semear com os autores Niara do Sol, Zélia Balbina, Dauá Puri, Carmelita Lopes e Marcelo Lemos
Das 16h20 às 17h - Roda de canto e dança Puri
Das 16h20 às 17h - Oficina de peteca, com Carmel Puri (15 vagas)
Inscrições: Distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade, na recepção do MAR.
Faixa etária: todas as idades
Domingo, 31 de março
Das 11h às 12h - Ativação na exposição “Mulheres na Coleção MAR”, com Maria Rita Ribeiro
SERVIÇO DO MUSEU
Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá 5, Centro
Mais informações pelo telefone (+55 21) 3031-2741 ou pelo site www.museudeartedorio.org.br

Informações importantes sobre o MAR de Música:
Para acesso ao evento é necessário passar por detectores de metais e revista.
É proibida a entrada com embalagem de vidro ou metal.
É proibida a venda de bebidas alcóolicas a menores de 18 anos.
É proibido fumar na área interna do museu. O evento terá área reservada para fumantes.