Vagas abertas para pré-vestibular comunitário do Porto Maravilha

Social, Cultural | 19/03/2019

  • Titulo da Imagem

    Galpão da Avenida Professor Pereira Reis será novo endereço do projeto de vestibular comunitário Providenciando o Futuro

  • Titulo da Imagem

    Raquel Spinelli, coordenadora da ONG Providenciando Vidas, abre ano letivo da turma

  • Titulo da Imagem

    Sociólogo, Rilden Albuquerque ilustra panomara do mercado de trabalho

  • Titulo da Imagem

    O arquiteto André Moura falou sobre importância do trabalho social em sua carreira

  • Titulo da Imagem

    Os 37 alunos começam a se preparar para as provas dos exames deste ano neste sábado

Jovens e adultos da Região Portuária que planejam chegar à universidade, mas sem condições de pagar um curso pré-vestibular para fazer os exames do Enem, Uerj, UFRJ e PUC, têm a chance de mudar o rumo de suas vidas com o projeto de preparação para provas Providenciando o Futuro, oferecido pela Providenciando Vidas. Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), a organização não governamental (ONG) vai passar a ministrar as aulas de Matemática, História, Português, Geografia, Física, Química, Biologia e Redação este ano em galpão cedido pela empresa da Prefeitura do Rio no Santo Cristo. O espaço, que reúne outros projetos sociais -  Cooperativa Maravilha, de costureiras, e de artesãos, Arte do Rio - receberá alunos e professores aos sábados, das 8h30 às 17h.
O projeto começou em 2014 e já beneficiou 130 estudantes que arcam com somente R$ 30 de contribuição mensal. Desde então todas as edições garantiram a entrada de alunos em universidades privadas e particulares. O índice médio de aprovação é de 40%.  Raquel Spinelli, presidente da ONG do Morro da Providência, explica que são oferecidas 30 vagas, preferencialmente para moradores da área do Porto Maravilha. A seleção prioriza moradores, mas basicamente se dá pela inscrição no site do curso, que tem professores voluntários. “Trabalhamos com sucesso há cinco anos. Em 2018, percebemos que os alunos têm mais dificuldade nas provas de Matemática e Redação. Por isso, daremos bastante atenção a essas áreas, com a proposição de pelo menos três textos semanais”, detalha. Segundo ela, a cessão do espaço para o projeto será fundamental à continuidade. E faz um apelo: “Aceitamos doações para atender melhor”.
No próximo sábado, os 37 alunos inscritos até agora começam a preparação para as provas do segundo semestre. Formado majoritariamente por adultos que trabalham durante a semana, com família e filhos, o grupo tem em comum o sonho de frequentar a faculdade.
Em aula inaugural no auditório da Cdurp, funcionários da empresa da Prefeitura do Rio participaram de painel de profissões com os alunos para dar uma força na escolha da carreira. Os colaboradores falaram de suas profissões e panorama do mercado de trabalho. Rilden Albuquerque, gerente de Desenvolvimento Econômico e Social que cresceu no bairro da Gamboa, falou sobre os tempos de faculdade e também dos prazeres e dificuldades enfrentados pelo profissional de Ciências Sociais em grandes empresas. Gerente de Administração e Finanças da companhia, Adriano Rodrigues se reconheceu nos alunos, pois também se preparou para entrar na faculdade em pré-vestibular comunitário. “Há 17 anos eu estava na mesma situação tentando uma vaga em universidade por meio do Pré-Vestibular Comunitário da Maré. É muito legal ver que projetos semelhantes continuam existindo e ajudando”, parabeniza.
André Moura, arquiteto da Cdurp, destacou experiência com projetos de Habitação de Interesse Social e nas obras do Porto Maravilha: “Assim que me formei, trabalhei 10 anos na Ong Peabiru, em São Paulo, que assessora movimentos de moradia popular há 25 anos. Foi uma experiência muito interessante, e ver esse trabalho hoje é gratificante. Precisamos valorizar as ações da Sociedade Civil, tão importantes para muita gente”. Rudolph Hassan, sociólogo, comentou sobre o apoio da Cdurp ao pré-vestibular comunitário. “Consideramos o índice de jovens da Região Portuária que não acessam a universidade. Isso é uma preocupação também da área das Ciências Sociais”, justifica.
SERVIÇO
Pré-Vestibular Providenciando o Futuro
Avenida Professor Pereira Reis 76, Santo Cristo
Aos sábados, das 9h às 18h
Contribuição mensal: R$ 30
Inscrições pelo link
Informações para alunos, doadores e voluntários: providenciando@gmail.com |(21) 98045-9521

Texto: Clarice Tenório Barretto
Fotos: Rudolph Hasan