Temporada de cruzeiros se despede do Porto Maravilha

| 02/05/2018

A temporada de cruzeiros 2017/2018 terminou segunda-feira, 30 de abril, com a partida do Seven Sea Navigator. Durante o período, 17 navios internacionais e sete nacionais passaram pelo Rio de Janeiro, com quase 100 atracações  de outubro do ano passado a abril deste ano. Mais de 325 mil turistas transitaram pelo Terminal Marítimo do Rio de Janeiro.  As obras do Porto Maravilha tornaram o embarque e o desembarque dos passageiros mais eficientes e charmosos, além de proporcionar nova dinâmica à economia local.

A revitalização abriu espaços de lazer como a Orla da Guanabara Luiz Paulo Conde, com seus 3,5 Km de extensão e também permitiu a construção de equipamentos culturais como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (ambos da Prefeitura do Rio) e o AquaRio (privado), grandes atrativos para os turistas que chegam pelo mar. O deslocamento pelo VLT, que permite a conexão com a rodoviária e com o aeroporto Santos Dumont também garantiu transporte eficiente e de qualidade. A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa da Prefeitura do Rio gestora da Operação Urbana Porto Maravilha, coordenou operação especial para embarque e desembarque de passageiros na área com o apoio da Concessionária Porto Novo, contratada para prestar serviços na área.

Um dos principais aspectos positivos da temporada de cruzeiros é a movimentação da economia local com a chegada dos turistas, que consomem tanto do comércio como das associações gastronômicas e de artesanato organizadas por moradores. As feiras Sabores do Porto, A Arte Salva Vidas, Feira do Amanhã, Feira do Cais, Feira Gastronômica e eventos multiculturais na Orla Conde, Largo de São Francisco da Prainha e arredores receberam os benefícios do fluxo de público que sai dos navios.

Gigante fecha a temporada
O último ilustre visitante que se despede da cidade maravilhosa nesta segunda-feira é de 1999 mede 172 metros de comprimento e tem capacidade para 490 passageiros.  O Seven Sea Navigator seguiu para Recife (PE), iniciando viagem que tem Los Angeles (EUA) como destino final. No roteiro, escalas em dez portos: Ilha do Diabo (Guiana Francesa), Scarborough (Trinidad e Tobago), Willemstad (Antilhas Holandesas), Oranjestad (Aruba), Puntarenas (Costa Rica), Corinto (Nicarágua), Puerto Quetzal (Guatemala), Acapulco e Cabo San Lucas (México) e San Diego (EUA). Ele atravessará o Canal do Panamá no dia 14 de maio, após passar por Oranjestad. Também aportaram no Pier Mauá navios como MSC Precioza, MSC Musica, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Sovereign, entre outros. Tiveram sua primeira estadia na cidade os navios Sirena, Silver Muse e Island Princess. 

Com informações da Concessionária Píer Mauá