Concessionária Porto Novo divulga balanço geral da operação de Carnaval

| 23/02/2018

Equipes recolheram quase 190 toneladas de lixo entre os dias 8 e 18 de fevereiro

Os números finais da operação de Carnaval na Região Portuária do Rio de Janeiro, conduzida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) e pela Concessionária Porto Novo entre os dias 8 e 18 de fevereiro, dão a dimensão da complexidade e volume das tarefas executadas.  A Concessionária Porto Novo destacou uma equipe de aproximadamente 300 profissionais, que se dividiram em atividades como controle de trânsito, limpeza urbana, manutenção de espaços públicos e monitoramento dos túneis e vias expressas da região. 

O volume de lixo recolhido das áreas públicas nesse período foi de 187,7 toneladas. Foram usados 132 mil litros de água para limpeza das ruas e espaços de lazer da região, 18 equipamentos de limpeza e 150 contêineres para a coleta de lixo. As atividades de conservação das áreas verdes, uma das obrigações da concessionária, utilizaram 1 mil metros de cerquites de proteção (cercas vazadas para isolar as áreas verdes e evitar acesso indevido de pedestres e foliões), 140 mil litros de água para irrigação e uso de nove equipamentos (máquinas de trabalho).
Foram coordenadas várias operações simultâneas: acompanhamento de desfiles de blocos de rua; chegada de navios de turismo na Praça Mauá; demandas da Rodoviária Novo Rio; deslocamento de carros alegóricos para os desfiles de Escolas de Samba; além das atividades cotidianas de bloqueios, desvios de trânsito e monitoramento dos túneis e vias expressas.
A Concessionária Porto Novo dispõe de 239 câmeras distribuídas por toda a Região Portuária e integradas a um Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora o espaço e aciona as equipes de socorro quando há ocorrências como acidentes de trânsito ou casos de acesso indevido às vias expressas. O monitoramento da área garante resposta rápida aos casos. No período de Carnaval, a concessionária realizou 139 atendimentos, sendo 132 casos de pane mecânica de veículos, quatro acidentes sem vítimas e três acidentes com vítimas.

A operação do Carnaval foi bem sucedida e trouxe resultados positivos. O trabalho integrado da Concessionária Porto Novo, CDURP e demais órgãos privados e públicos ligados à região manteve a região portuária organizada durante o carnaval, mesmo com o grande número de turistas e o desfile não previstos de blocos.