Eu sou outro você, você é outro eu

| 22/02/2018

Inlak’esh Halaken. No idioma Maia: Eu sou outro você, você é outro eu. É um cumprimento em que uma pessoa fala a primeira frase e a outra responde com a segunda. Uma maneira de mostrar igualdade entre elas. E também é o nome do mais recente trabalho dos artistas do Ateliê Cosmonauta, no Morro da Conceição. Fixado na Praça Leopoldo Martins desde o ano passado, projeto vinculado à Virada Cultural 2017 será ampliado agora com participação popular.
E para fazer parte desta intervenção urbana é só se inscrever nas oficinas do ateliê dos dias 17, 18 ou 24 de março. Cada inscrito escolhe um dia para aprender a desenvolver peças de mosaico para a instalação marcada para o dia 25 de março.


Instalação Inlak’esh Halaken: desde 2017 em praça no Morro da Conceição
Cada participante ficará encarregado de montar um coração. E no domingo, 25, eles se juntarão aos outros no muro da praça. Os mosaiquistas Natalia Reyes e John Souza contam que a ideia de fazer esse trabalho colaborativo contribui para pessoas que nunca imaginaram modificar a paisagem urbana da cidade experimentarem algo novo. “O legal das nossas intervenções é que não tem um padrão de quem participa. Tem jovem, tem senhora, tem morador da região e gente de fora. Gente que nunca fez isso, e que nunca se pensou no lugar de um grafiteiro, por exemplo”, explica John.
A escolha da frase, conta Natalia, inspirou-se na integração do Morro da Conceição e no contexto da situação da segurança pública no Rio: “Nós quisemos trazer uma temática de amor e de afeto pelo outro. E aí escolhemos essa frase que fala de integração e de empatia”.
Não é exclusividade do Rio. Ou do Morro da Conceição. No fim das contas, todo mundo do mundo inteiro precisa de um pouco mais de Inlak’esh Halaken.
Serviço Oficinas
Local: Ateliê Cosmonauta – Ladeira Felipe Neri, 11
Datas: 17, 18 e 24 de março – Oficinas | 25 de março – Aplicação do mosaico
Horário: das 14h às 16h30
Inscrições: podem ser feitas pessoalmente ou pelo e-mail: contatocosmonauta@gmail.com
Valor: R$ 60
Contato: contatocosmonauta@gmail.com | (21) 98227-0583
 
Texto e Foto: Bruno Bartholini