Arte em realidade virtual no Museu do Amanhã

Cultural | 19/10/2017

O Museu do Amanhã iniciou hoje workshop em parceria com a Intel sobre um espaço onde até as forças naturais podem ser manipuladas. A realidade virtual é tema de oficinas gratuitas que ficam no museu até o dia 3 de dezembro. O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) selecionou 17 pessoas entre artistas digitais, sound designers, arquitetos, desenvolvedores de ambientes 3D e entusiastas de realidade virtual para participarem do programa Experimental VR Bootcamp – Sensorialidades Imersivas.

O workshop explora limites dos sentidos em ambientes imersivos e interativos com equipamentos de última geração, como o HTC Vive, aqueles óculos de realidade virtual. O programa oferecerá orientação com profissionais de diversas áreas incluindo realidade virtual, neurociência e design de som.

A diretora do LAA, Marcela Sabino, qualifica o ineditismo das técnicas o que torna a experiência interessante. “É uma grande experimentação. O mundo de realidade virtual ainda é muito novo. O fascinante é que as pessoas ainda estão descobrindo como se trabalha com essa nova linguagem. Como se conta uma história? Como se transmite um sentimento? Como se cria empatia?”, ilustra.

Ao fim, além de experimentações e desenvolvimento de alto nível, a ideia é que o processo e os projetos sejam apresentados para o público da VFX RIO 2017, evento de efeitos visuais e novas tecnologias que chegará aos Museu de Arte Moderna e no Museu do Amanhã em dezembro. Estarão reunidos os maiores especialistas nacionais e internacionais da indústria do entretenimento digital com foco em efeitos visuais, cinema, games e novas tecnologias.

Serviço Experimental VR Bootcamp
Workshop gratuito
Local: Laboratório do Amanhã, Museu do Amanhã
Quando: nove encontros entre os dias 19 de outubro e 3 de dezembro
Horário: das 14h às 20h
Mais informações e inscrições