Design na Sacadura

Cultural | 29/09/2017

No movimento de renovação da ocupação da Região Portuária, o Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuários (CBEDV) é mais uma casa que abre as portas na Rua Sacadura Cabral. O espaço inaugurado em setembro foge ao conceito padrão de loja e, além da venda de tecidos exclusivos, dedica-se a pesquisa, cursos e residência de estudantes. A boate Éden, no terceiro andar do antigo casarão, compartilha o imóvel com os novos ocupantes e continua funcionando no segundo andar. As atividades são comandadas pelas sócias Letícia Dantas, Olivia Merquior e Cristiane Pinheiro. Logo na entrada, chama a atenção o mais novo restaurante e café da região: o Mana.
O figurinista André von Schimonsky, responsável pelo espaço, conta que a ideia da loja do primeiro andar não se resume a venda de tecidos. “Aqui a pessoa além de ver o preço daquele tecido, pode tocá-lo, e fazer todo tipo de estudo em cima do produto que está comprando. É só olhar em volta e testar o que quiser, até como objeto de estudo para estudantes de moda mesmo”, explica mostrando a grande oferta de tecidos.

Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuários na Rua Sacadura Cabral
No terceiro andar, em uma grande sala, 10 residentes desenvolvem seus projetos. Funciona como estágio para cinco estudantes de moda. Os outros cinco são profissionais recém-formados de áreas que circundam a moda que dão apoio aos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. A ilustradora Bárbara Tavares entrou na residência como artista visual colaboradora no trabalho dos cinco estudantes e experimenta também outros métodos de trabalho. “Há um ano, experimento meus desenhos em outras superfícies além do 2D do papel. Aqui, faço ilustrações que são base para compor vestidos, por exemplo”, descreve.

Alunos da residência do CBEDV na sala de pesquisa e trabalhos
Mana
As chefs Julha Gameiro e Laura Marques abriram o Mana, restaurante de culinária vegana em ambiente moderno na entrada do CBEDV. Julha conta que a ideia é fazer diferente do que se conhece como comida “vegan” no Rio. “Temos clientes que depois de comer ficam sabendo que é vegano e se surpreendem. Nós nos preocupamos em conseguir desenvolver comidas com texturas cada vez mais próximas de comidas não veganas. E nós queremos vencer esse preconceito que as pessoas têm com o cardápio vegano”, define. O cardápio está em constante mudança e pode ser conferido todos os dias na página do Instagram do espaço: @mana.centrobr.
Serviço Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário (CBEDV)
Endereço: Rua Sacadura Cabral 109
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Contato: (21) 2283-3636 / loja@centro-br.design
Serviço Mana
Endereço: Rua Sacadura Cabral 109
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10h até o último cliente
Contato: (21) 2283-3636
Texto e fotos: Bruno Bartholini