Sem carro na Praça Mauá, por favor

Mobilidade, Social | 20/09/2017

Dia 22 de setembro. Dia Mundial Sem Carro. Dia tradicional de tentar diminuir o trânsito e a emissão de gás carbônico (CO2) dos veículos nas cidades grandes do mundo. Na Praça Mauá, a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) promove atividades de conscientização e incentivo à mobilidade urbana alternativa ao carro para pedestres, ciclistas e motoristas. A partir das 9h, tendas com atividades infantis e oficinas de educação ambiental serão instaladas em frente ao Museu do Amanhã, construção sustentável com exposição permanente dedicada ao tema que propõe soluções para um futuro de energias e transporte limpos. A Prefeitura do Rio convoca o público para um grande passeio de bicicleta às 11h até a Praça XV.

Praça Mauá terá evento voltado à conscientização ambiental no Dia Mundial sem Carro
A bicicleta é apresentada como modal ideal para curtas distâncias, servindo como alimentador das redes de transporte de massa como trens, barcas e metrô. E por ser 100% não poluente também contribui para significativa redução nas emissões de substâncias poluentes e gases responsáveis pelo efeito estufa.
Esse é o modelo proposto pela Seconserma ao cidadão. Com 450 Km de ciclovias, o Rio de Janeiro concentra a maior rede da América Latina. Em junho de 2018, sediará o Velo-city, congresso internacional que reúne ciclistas e empresários do setor para discutir soluções para a cultura e a presença das bikes nas cidades.
Texto e foto: Bruno Bartholini