Canto de Blues na Gamboa

Cultural | 14/09/2017

Em uma casa histórica na Rua Pedro Ernesto ouve-se música criada por negros descendentes de escravos nos últimos anos do século XIX. O Mississippi Delta Blues Bar trouxe o melancólico ritmo criado no sul dos Estados Unidos para a Gamboa em um bar que faz parecer que o visitante está em Nova Orleans. A inauguração no dia 31 de agosto com shows de Annika Chambers, do Texas, e dos paulistas da Igor Prado Band abriu a temporada. Às terças-feiras a entrada é gratuita e a boa música ambiente toma conta do espaço. De quarta-feira a sábado, o palco do Mississippi recebe músicos ao vivo com atrações, inclusive, internacionais.


Iluminado, palco do Mississippi Delta Blues é atração principal das noites de quarta a sábado

Os sócios Babi Fioravanzo e Toyo Bagoso resolveram trazer para o Rio a casa que é sucesso há 11 anos  em Caxias do Sul (RS). Quando morou no Rio, Toyo  sentia que a cena musical de blues carioca era forte, mas faltava um espaço para ser a referência do estilo na cidade. Babi trabalha com Toyo desde que ele fundou a filial do Rio Grande do Sul e se mudou para o Rio para comandar junto com ele a nova casa. Próximo ao Centro Cultural José Bonifácio e ao Cemitério dos Pretos Novos, o Mississippi está no eixo do Circuito da Herança Africana. Não por acaso, segundo Toyo. “Nós escolhemos a dedo este local. Primeiro olhamos na Gávea, Humaitá, Jardim Botânico, Botafogo. Mas nós queríamos estar próximos desta memória dos negros escravizados. Porque isso tem tudo a ver com o Blues e o que queremos fazer aqui”, justifica. Os dois fizeram as malas e, para ficar perto do negócio, moram na Gamboa.
A programação do bar prevê shows nacionais e internacionais. Babi e Toyo viajam com frequência para os Estados Unidos e fazem contatos com artistas da região do Mississippi para contratar os shows e manter a conexão com o berço do Blues.

Quadros fazem referências a lendas do Blues nas paredes

O Blues, assim como o Samba, é um estilo musical genuinamente negro. Tanto no sul dos Estados Unidos como na Região Portuária do Rio, negros descendentes de africanos escravizados criaram expressões culturais pela música. Aqui, o Samba. Lá, o Blues.

Serviço Mississippi Delta Blues Bar

Endereço: Rua Pedro Ernesto 89, Gamboa
Horário de funcionamento:
     Terça-feira: das 17h às 00h
     Quarta a Sexta-feira: das 17h às 01h
     Sábado: das 19h às 02h
Contato: (21) 2510-6061
- Às terças-feiras a entrada é gratuita. Nos outros dias, consultar valor que varia dependendo do show.

Programação de shows de setembro: