Festival de luzes e vídeo mapping pelas ruas da região

Cultural | 05/04/2017

Durante o mês de abril, o Centro e a Região Portuária recebem o maior festival de luzes da América Latina com programação gratuita. São vídeos mapeados projetados em prédios, ruas e monumentos. As apresentações começam no dia 17 e vão até o dia 30 passando pelo Santo Cristo, Morro da Providência, Centro, Praça Mauá e outros bairros da cidade.

Edição do Rio Mapping Festival no festival no Parque das Ruínas (2015)

A programação completa da terceira edição do Rio Mapping Festival está no site do evento. A abertura oficial das intervenções urbanas será no Galpão Oficial do Festival, na Avenida Professor Pereira Reis 54, no Santo Cristo, que terá oficinas e palestras ministradas por profissionais reconhecidos mundialmente no mercado.

Exposição baseada nos olhares dos artistas Anna Carvalho, Christyann Ritse, Ierê Ferreira, Leandro Malaquias, Paulinho Sacramento e Tota Paiva, 365×3 traz  um relato dos três anos de Rio Mapping Festival com fotos, vídeos e projeções. Criada em parceria com o SOLTO, a oficina Formação em Vídeo Mapping desenvolve com os alunos todo o processo de criação de um espetáculo, e o trabalho final da turma entra nas apresentações do festival.

Pela primeira vez, o festival terá edições internacionais. Após a versão carioca, parte para Lima, no Peru, e Nova Iorque, nos EUA, em maio.  O idealizador Paulinho Sacramento já havia experimentado a reação do público ao Video Mapping durante apresentações na Orla Conde nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Agora quer sensibilizar a população sobre uma nova maneira de utilização dos espaços públicos da cidade usando uma das técnicas mais inovadoras de arte nos dias de hoje. “A proposta do festival é valorizar esse campo de atuação, legitimando e promovendo a reconfiguração de olhares sobre a paisagem urbana, levando arte para espaços incomuns. Queremos atrair e ampliar o público consumidor de cultura de forma gratuita e interativa, integrando a arte visual, a música e a arquitetura no espaço público através de criatividade, experimentação e tecnologia,” conta.

 

Serviço Rio Mapping Festival 2017
Data: de 17 a 30 de abril
Local: Galpão Oficial do Festival - Avenida Professor Pereira Reis 54 - Santo Cristo
Apresentações: Entre os dias 17 e 23 de abril (de segunda-feira a domingo), sempre a partir das 19h, haverá performances no Santo Cristo, Morro da Providência, Centro, Praça Mauá, Quintino e Ilha do Governador.

Oficinas
Expo 365×3
Período: 4 a 22 de abril
Horários:
Terça, quarta e quinta-feira, das 14h às 20h
Sextas-feiras e sábados, das 17h às 2h
Domingo, das 10h às 16h
Local: Nau – Galpão Oficial do Festival, Avenida Professor Pereira Reis 50
 

Formação em Video Mapping
Data: 17 a 21 de abril,  das 14h às 19h
Local: Nau – Galpão Oficial do Festival, Av. Professor Pereira Reis, 50

Programação completa 

Entrada gratuita