Detonações para avanço das obras fecham Túnel Rio450 uma vez ao dia

Obras, Mobilidade | 18/01/2016

O Túnel Prefeito Marcello Alencar, parte da nova Via Expressa que substituirá a Perimetral, está em fase final de construção. Para garantir o avanço das obras e a construção de sistema de cisterna do Túnel Marcello Alencar, a Concessionária Porto Novo, contratada pela Prefeitura do Rio para execução das obras e prestação dos serviços do Porto Maravilha, retomará o uso da técnica de detonação próximo ao canteiro de obras da Avenida Venezuela. A partir de terça-feira, dia 19 de janeiro, haverá uma detonação diária fora do horário de pico, de segunda-feira a sábado, das 6h às 7h ou das 20h às 22h. Para garantir a segurança de motoristas que poderiam se assustar com o barulho, o Túnel Rio450 será fechado ao trânsito por no máximo 10 minutos durante a atividade. A expectativa é que esta etapa da obra seja concluída até o fim de março. 

Um painel de mensagem variável posicionado no cruzamento da Rua Primeiro de Março com a Avenida Presidente Vargas e cinco agentes de trânsito vão indicar o momento da operação e orientar os motoristas. O Centro de Controle de Operações (CCO) da Porto Novo monitora toda a atividade por meio das câmeras do túnel. 

Instituições e moradores do entorno foram comunicados em visitas presenciais da equipe de Gestão Social da Porto Novo. Folhetos e cartazes com informações sobre a operação detalham a atividade. Antes das detonações, sirenes são tocadas para comunicar o procedimento. Cada toque representa um aviso:

1º TOQUE: Alerta para a detonação, que deverá ocorrer em aproximadamente 30 minutos.
2º TOQUE: Sinaliza que a detonação deverá ocorrer em aproximadamente 10 minutos.
3º TOQUE: Indica o início da detonação e permanece acionada durante a mesma.
4º TOQUE: Ocorre após a detonação e aponta o término da operação.

Trajeto alternativo
Durante o fechamento, motoristas devem desviar pelas seguintes rotas:
- Sentido Região Portuária: Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Rua Sacadura Cabral...
- Sentido Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói: seguir pela Avenida Presidente Vargas e Avenida Francisco Bicalho...