Recuperação da fachada do Moinho Fluminense já chama atenção

Obras | 16/08/2011

A fachada do Moinho Fluminense está sendo recuperada pela Bunge e será uma das atrações do Bairro da Gamboa, na Região Portuária.  A obra iniciada em julho vai deixar para a comunidade uma obra de arte, construída em estilo eclético e com detalhes vitorianos e neoclássicos. Gerente da Bunge e coordenador do projeto de restauração do Moinho Fluminense, Marcio Silva explica como será feita a recuperação do complexo.

Quais obras estão sendo feitas no Moinho Fluminense?

Estamos restaurando toda a fachada do prédio, feita em estilo eclético com detalhes vitorianos e neoclássicos. Iniciamos o trabalho em julho deste ano e o cronograma prevê que tudo estará pronto em abril de 2012. Estamos trabalhando com a mesma empresa responsável pela recuperação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Qual a ligação da recuperação da fachada com as obras do Porto Maravilha?

Essa obra vai se integrar com o projeto de reurbanização da Região Portuária. Com a recuperação de beleza arquitetônica da fachada, a empresa espera criar mais uma atração para o bairro. Assim, após o restauro, ficaremos mais integrados à Praça da Harmonia e certamente atrairemos mais visitas.

Qual a história do Moinho Fluminense?

O moinho funciona desde 1887, nosso alvará de funcionamento foi assinado pela Princesa Isabel. Crescemos junto com a expansão do Porto do Rio e hoje o complexo é formado por cinco prédios. Nossa atividade continua sendo a industrialização de trigo em natura, ou seja, a sua transformação em farinha e farelo.

Há alguma curiosidade que quase ninguém saiba?

O que quase ninguém sabe é que o trigo que chega nos navios ao Porto do Rio é transportado para o moinho por meio de um túnel que passa embaixo da Avenida Rodrigues Alves. É uma grande esteira que liga o complexo aos armazéns 5 e 6.

Como a comunidade recebeu a reforma?

Em todas as apresentações, os moradores foram muitos receptivos. Eles sabem que a nossa intenção é valorizar o entorno do Moinho Fluminense, criando mais uma melhoria para o bairro. Já está dando para ver que a nova fachada ficará linda.

16/08/2011