I Festival Gastronômico e Cultural Sabores do PortoEmpreendedores dos Morros do Pinto e da Providência abrirão as portas para o 1º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Porto em 24 e 25 de novembro, das 12h às 22h

Obras, Social | 23/11/2012

I Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Porto

Empreendedores dos Morros do Pinto e da Providência abrirão as portas para o 1º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Porto em 24 e 25 de novembro, das 12h às 22h

Acarajé Love-Pequenas Porções de Amor, Bolinho de Bacalhau do Veto, Jabá com Jerimum na Massa, Peixada à Brasileira , Pizza do Marcelo, Risole de Pinto com Catupiry, Camarão ao Alho e Óleo, Picadinho Pirata, Pastel da Aldeia, Bolinho de Bacalhau Surpresa, Cocada, Camarão ao Palmidor, Yakisoba de Frutos do Mar, Costela do Bafo à Moda da Casa, Nhoque à la Jura. Visitantes poderão provar esses pratos tradicionais dos Morros da Providência e do Pinto em uma animada maratona pelas ruas e casas neste fim de semana (24 e 25 de novembro). Os estabelecimentos receberão sinalização especial para identificação dos bares e restaurantes participantes (Veja o mapa). Uma banca de jurados oculta avaliará as criações em cinco categorias de pratos: mais saboroso, mais criativo, melhor decoração, melhor atendimento e cerveja mais gelada. No dia 1º de dezembro, os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios na Vila Olímpica da Gamboa em grande festa.

Para conhecer os participantes, os pratos concorrentes e preços, acesse o cardápio e o Livro de Receitas.

Parceria entre Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro (Cdurp-Porto Maravilha e Instituto Pereira Passos) e pequenos empreendedores, a iniciativa não se limita à proposta de divulgar negócios locais e a fomentar o turismo, mas investe na qualificação do grupo de comerciantes com cursos preparatórios gratuitos e consultoria empresarial.

Todos os participantes receberão certificado de participação, e os vencedores terão espaço para comercializar seus produtos por período determinado no café do centro de exposições Meu Porto Maravilha, na Avenida Barão de Tefé. Os 15 vencedores (primeiro, segundo e terceiro colocados em cada categoria) ganharão, conforme classificação, utensílios de cozinha em formato industrial. Os primeiros colocados nas cinco categorias ganharão uma vaga para participar do Empretec (curso para empreendedores ministrado pelo Sebrae-RJ) e um jantar com direito a acompanhante.

SERVIÇO
Data do Festival: Sábado e domingo, 24 e 25 de novembro
Premiação: 1º de dezembro na Vila Olímpica da Gamboa
Horário de funcionamento dos estabelecimentos: das 12h às 22h
Van: Uma van circulará entre o espaço de exposição Meu Porto Maravilha (Av. Barão de Tefé esquina com Av. Venezuela), o Morro da Providência e o Morro do Pinto, das 12h às 22h
Participantes: Segundo a organização, empreendedores independentes sem ponto fixo dividirão espaço com participantes que têm estabelecimentos
Acesso:
1- Central do Brasil X Morro da Providência: Entrar na Rua Bento Ribeiro, depois virar a segunda à esquerda (Rua Senador Pompeu), seguir até a Rua Costa Ferreira. Entrar nesta rua e seguir pela Ladeira do Farias até o alto do Morro da Providência.
2- Central do Brasil X Gamboa: Entrar na Rua Bento Ribeiro, seguir até o túnel João Ricardo após virar a primeira a esquerda (Rua Barão da Gamboa) para chegar à Praça Alegre Boêmio.
3- Porto (Av. Rodrigues Alves) X Santo Cristo X Morro do Pinto: Entrar na Avenida Professor Pereira Reis após virar à direita (Rua Santo Cristo). Depois pegar a Rua Vidal de Negreiros, subir até o fim, virar à direita (Rua do Pinto) - até o Parque Machado de Assis - e depois à esquerda ( Rua Monte Alverne).
4- Porto (Av. Rodrigues Alves) X Gamboa: Entrar na Rua Santo Cristo, virar a primeira à direita (Rua da Gamboa), seguir até o fim da Cidade do Samba, depois virar à direita e pegar a Rua da Gamboa até a Praça Alegre Boêmio.

Confira matéria publicada em 26/10/2012