Após obras, infraestrutura do Porto Maravilha gera hábitos saudáveis

Social, Cultural | 05/09/2018

  • Titulo da Imagem

  • Titulo da Imagem

  • Titulo da Imagem

  • Titulo da Imagem

Além de atrair novas empresas para a área, a infraestrutura renovada pelas obras do Porto Maravilha e do Veículo Leve sobre Trilhos vem mudando hábitos de moradores e trabalhadores. Último Relatório de Inteligência do Sebrae/RJ sobre a Região Portuária lançado semana passada mostrou que o carioca já se aproveita dos calçadões, ciclovias e áreas para pedestres para a prática de esportes, lazer e deslocamento por bicicletas.
“A Orla Conde, misto de calçadões, deques, ciclovias, praças e áreas de convivência, soma 3,5 km de extensão e encanta os desportistas. Aos fins de semana, é possível ver famílias inteiras aproveitando a área para esporte e lazer. À noite, os skatistas fazem a festa. Durante o expediente comercial, o carioca começa a pedalar pelo centro rumo ao trabalho, dividindo espaço com as bicicletas de delivery (entrega), cada vez mais comuns”, descreve o documento.
Corridas de rua, já tradicionais na cidade, também passaram a incluir o Porto Maravilha na rota dos participantes. Em maio deste ano, a Meia Maratona do Porto 2018, de 21 km, teve largada e chegada na Praça Mauá. No mesmo mês, aconteceu a Corrida Série Delta, etapa Colômbia, com um circuito de três corridas temáticas, com provas de 5 km e 10 km. Também já passaram por lá o Circuito Soul Carioca e o Circuito Light Rio Antigo.
O estudo do Sebrae aponta conscientização do cuidado com a saúde e a sustentabilidade do planeta que influencia diretamente no comportamento no dia a dia. Além do crescimento da prática de exercícios físicos, houve aumento da demanda por refeições mais saudáveis, naturais e leves, influenciando diretamente o mercado de alimentação e gastronomia. O relatório cita ainda pesquisa da agência Euromonitor International, que demonstra que o segmento de alimentos e bebidas saudáveis cresceu 12,3% no Brasil em 2017. Cerca de 79% dos analisados disseram buscar versões mais nutritivas de alimentos tradicionais.
Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), o Sebrae/RJ presta atendimento individualizado e sob medida para auxiliar atuais e futuros empreendedores a adequarem seus negócios ao novo contexto da Região Portuária. O relatório de agosto, distribuído a todos os inscritos no programa, recomenda que o empreendedor pesquise sobre a demanda dos potenciais clientes, avalie a perspectiva dos serviços, acompanhe as tendências do mercado fitness, siga o calendário de corridas e eventos esportivos na região e associe sua marca à promoção de um estilo de vida saudável.
Fale com o Sebrae no Porto
Empresários instalados na região ou com interesse em abrir um negócio podem contar com o apoio especializado do Sebrae. Para receber o atendimento é necessário ligar para 0800 570 0800 ou entrar em contato pelo e-mail sebraenoporto@sebraerj.com.br.
Acesse o relatório Esporte e vida saudável na Região Portuária agosto de 2018

Fotos: Bruno Bartholini