Projeto Porto Maravilha

Prefeitura altera cronograma de intervenções no Centro para obras no Porto Maravilha

______________________________________________________

Fechamento do Mergulhão da Praça XV e implantação de mão dupla na Avenida Rio Branco acontecerão no dia 16 de fevereiro

A Prefeitura do Rio informa que o cronograma de mudanças viárias e alterações dos itinerários de linhas de ônibus serão adiados em uma semana. As alterações de itinerários de ônibus intermunicipais assim como a transformação de parte da Avenida Rio Branco, entre Avenida Presidente Vargas e Praça Mauá, em mão única (sentido Praça Mauá) acontecem no dia 9 de fevereiro. Neste mesmo dia, serão implantados os novos pontos finais para ônibus intermunicipais na região da Candelária, Avenida Presidente Vargas e Avenida Rio Branco, que originalmente aconteceriam amanhã, dia 1º de fevereiro.

Dessa forma, o fechamento do Mergulhão da Praça XV e a conversão da Avenida Rio Branco para operar em mão dupla, previstos para o fim de semana do dia 8, passam para o domingo, dia 16, quando também será instalado novo terminal para ônibus municipais na Avenida General Justo.

Av. Rio Branco receberá apenas ônibus e taxis a partir do domingo, 16 de fevereiro

As alterações de cronograma não interferem no andamento das obras e foram decididas para que as equipes da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio, Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo tenham mais tempo para implementar as mudanças de sinalização vertical, horizontal e semafórica e as indicações dos novos pontos de ônibus.

De acordo com o novo cronograma, a partir da próxima terça-feira, dia 4, começam as ações de comunicação das mudanças com distribuição de panfletos, instalação de faixas indicativas e orientação dos cidadãos nas vias.

Operação de fechamento definitivo da Perimetral é realizada com sucesso

O fechamento definitivo da Perimetral, no último domingo, dia 26, foi avaliado com sucesso a partir do plano de mitigação para o encerramento do tráfego de veículos no elevado. O balanço da primeira semana indicou dificuldades e retenções no acesso ao Centro da cidade na parte da manhã de segunda-feira, principalmente no Aterro do Flamengo, Mergulhão da Praça XV, Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março. Conforme previsto no plano de mitigação, equipes da SMTR ajustaram a sinalização, alteraram a distribuição dos agentes de trânsito e o monitoramento viário indicou que naquela mesma segunda a volta para casa dos cariocas já apresentava melhora.

Nos dias subseqüentes, houve estabilização na chegada ao Centro em todos os corredores e, além disso, significativo aumento no uso do transporte público. As Barcas registraram aumento na demanda de 5% na estação Praça Araribóia (Niterói), 6% na estação Charitas e 17% na estação Cocotá.

O Metrô também registrou crescimento na demanda de 2% em toda a rede, sendo que no eixo Zona Sul ? Centro foi de 3%. Os ônibus de integração com o metrô, que tiveram reforço de 10% na frota, registraram aumento de 7% na procura de usuários. Nos ônibus de fretamento de condomínios da Zona Oeste, de onde há um fluxo elevado de viagens por automóveis, os resultados foram muito expressivos, com aumento de 12% de usuários.



Última atualização: 31/01/2014