Ceppir Rio lança catálogo de afro-empreendedores cariocas

Social, Cultural | 08/12/2016

Cerimônia no Museu do Amanhã homenageia luta contra a desigualdade racial

A Coordenadoria Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial - Ceppir Rio lança neste sábado, 10 de dezembro, o Catálogo Afro Empreendedorismo – Faces e Ações, iniciativa que traz visibilidade ao grupo de afro-empreendedores cariocas, na cerimônia Ceppir-Rio 2012 a 2016: Igualdade e Fraternidade. O evento, no auditório do Museu do Amanhã, vai celebrar a diversidade étnica-cultural da cidade e homenagear parceiros da Prefeitura do Rio que tornaram possível a visibilidade e o empoderamento das ações da instituição.

Produto do Projeto Afro Empreendedorismo, o catálogo lançado pela coordenadoria vinculada à Secretaria Municipal da Casa Civil oferece um recorte étnico-racial da economia da cidade, contribuindo para a promoção da igualdade no quadro empresarial. O livro dá rosto, história e serviço de cada representante de forma humanizada. “O catálogo dá visibilidade e valoriza empreendedores negros e negras da cidade. Empresários e empresárias aqui apresentados têm origem de diversas regiões da cidade e histórico semelhante de suas empresas e escolhas de caminhos profissionais. A Ceppir espera que este catálogo seja um portal por onde sejam vistos e conhecidos", comemora a coordenadora da Ceppir Rio, Lelette Coutto, que deseja sorte aos participantes. 

A forte desigualdade no campo do empreendedorismo justificou o trabalho da Ceppir nesta área. Comparando-se grupos de empreendedores, em 2003, havia cerca de 3,7 milhões de trabalhadores por conta própria nas seis maiores Regiões Metropolitanas brasileiras. Destes, 43,2% eram pretos e pardos, e 55,8% eram brancos. Em 2013, a participação dos pretos e pardos no conjunto de 4,1 milhões de trabalhadores por conta própria cerca de 4,1 milhões tinha se elevado para 48,7%, enquanto o peso dos brancos caiu para 49,9%. No Rio, a participação do grupo também vem crescendo, e o objetivo do catálogo é potencializar e inspirar os afro-empreendedores que participaram do processo de formação, qualificação e acesso à formalização. 

A cerimônia de lançamento terá apresentação de grupos de dança, teatro, música e coral, além das homenagens aos que colaboram para um Rio de Janeiro menos desigual. A programação inclui os grupos de dança Efeito Urbano, Coletivo Muanes Dança Teatro, Thiago Viana – Periferia Cena Portuária, As Bititas, Crespinhos SA, Hta Beauth, coral da Sukyo Mahikari, Baile Black Bom, Awuré Cia Musical Apresentação do Clip “Lugar De Fala” – Mombaça e participações especiais de Lica Oliveira, Thiago Justino, Mônica Ávila e Ana Paula Cruz.

 

Serviço:

Catálogo Afro Empreendedorismo – Faces e Ações
Ceppir Rio 2012-2016: Igualdade e Fraternidade
Dia: 10 de dezembro

Horário: das 15h às 18h
Local: Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá 1, Orla Conde, Centro)
Confirmação de presença: ceppir.ceppir@gmail.com

Programação

Grupo de dança Efeito Urbano
Coletivo Muanes Dança Teatro
Thiago Viana – Periferia Cena Portuária.
As Bititas
Apresentação do Clip “Lugar De Fala” – Mombaça
Crespinhos SA
Hta Beauth
Coral da Sukyo Mahikari
Baile Black Bom
Awuré Cia Musical
Participações especiais: Lica Oliveira, Thiago Justino, Mônica Ávila e Ana Paula Cruz

Entrevistas à imprensa - Lelette Coutto - Coordenadora da Ceppir Rio: +55 21 98140-1907 e lelette.coutto@gmail.com